A Reforma Tributária vai impactar a emissão da NFS?

Com a aprovação da Reforma Tributária, diversas mudanças estão previstas no sistema de tributos do Brasil e uma das áreas mais afetadas será a emissão de notas fiscais, especialmente a Nota Fiscal de Serviços (NFS).
Essas alterações visam simplificar e unificar tributos, mas exigirão adaptações por parte das empresas e prestadores de serviços.
Confira os principais pontos de atenção:
1. Unificação de tributos
O ISS (Imposto Sobre Serviços), que hoje é municipal, será unificado com outros tributos na criação do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), de competência compartilhada entre estados e municípios. Isso muda a forma de recolhimento.
2. Mudança no modelo da nota fiscal
A tendência é que a NFS seja substituída por um modelo nacional padronizado, com novas regras de preenchimento, campos obrigatórios e integrações com sistemas nacionais.
3. Novas obrigações acessórias
Com a mudança na estrutura dos tributos, será necessário se adaptar a novas obrigações acessórias e plataformas de emissão, exigindo atualização de sistemas e treinamento da equipe.
4. Impacto na gestão tributária
Será essencial rever o planejamento tributário da empresa, considerando as novas alíquotas e regras de apuração, para evitar inconsistências e prejuízos.
Fique atento: a transição será gradual, mas as empresas precisam se preparar desde já.
A Reforma Tributária (Emenda Constitucional, EC 132/2023) começa a valer em 1º de janeiro de 2026, com período de transição até 2032, afetando empresas de todos os portes, inclusive as do Simples Nacional.
Conte com o Financial Contábil e se antecipe às mudanças!
SOLICITE HOJE UM ORÇAMENTO.
Sem Compromisso
Temos a solução certa para o seu negócio.